23/11/2018

Convite - Terceiro eixo do plano do saneamento básico

No dia 23 de Novembro de 2018 às 14:00 horas o Prefeito de Santana do Maranhão - Francisco Pereira Tavares convida toda a população para terceiro eixo referente o plano de saneamento basico do municipio, que requer muita atenção quanto ao futuro do Rio Magu.

26/10/2018

Santana do Maranhão 25/10/2018 Concluiu 4° Ciclo do LIA (Levantamento de Índice Amostral)

Com Apoio Total do Prefeio Fransquin Tavares e sob a Supervisão da Coordenadora
 De epidemiologia - Fatima Menezes, A Secretaria de Saude de Santana do Maranhão dirigida pela Secretária Leyres da Silva Pereira Mendes Silva realiza mais uma ação das várias desenvolvidas para o Municipio com a ajuda eficiente e não podemos deixar de destacar toda a equipe competende dos AGENTES DE COMBATE A ENDEMIAS deste Municipio, a quem na oportunidade, o Prefeito Fransquin Tavares renova protestos de estima e consideração.

01/10/2018

Prefeitura de Santana começa a substituição das lâmpadas incandescentes por LED na rede de iluminação pública

O município de Santana do Maranhão começa a receber uma nova iluminação pública, através de grande esforço  do prefeito Fransquinho Tavares, as lâmpadas incandescentes começaram a ser substituídas por lâmpadas de LED. Com a mudança, os munícipes passarão a ter um diminuição na taxa  de iluminação.

O objetivo  é que, toda rede tanto da sede, quanto na zona rural do município possa ser trocada ao longo da gestão, com isso, os gastos serão diminuídos trazendo benefícios à população santanense.

01/10/2018

UMA NOVA HISTÓRIA ENTREGA A POPULAÇÃO A SEXTA PONTE NO MUNICÍPIO!

O Prefeito Municipal da cidade de Santana do Maranhão,  Fransquim Tavares pensando em melhorias para a população no qual,  concederam como atual representante. Já construiu 5 (Cinco) Pontes espalhadas por todo o município, e finaliza agora sua 6ª ponte,  localizada no povoado Bacuri II.

Municípios do MA perderão mais de R$ 12 milhões de FPM neste mês de setembro

As prefeituras do Maranhão perderão neste mês de setembro mais de R$ 12 milhões em recursos federais de transferência do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte mantenedora das cidades do estado.

O déficit já foi registrado no pagamento da primeira parcela, ocorrido no último dia 10.

A segunda parcela, de acordo com prognóstico da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), também sofrerá decréscimo no próximo dia 20.

Juntas, as cotas irão se configurar como as que sofreram as maiores perdas registradas este ano, segundo previsão da Secretaria Nacional do Tesouro Nacional.

Diante do quadro atual de escassez de recursos, o presidente em exercício da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), Djalma Melo (Arari), está orientando os seus colegas prefeitos e prefeitas a usarem de prudência; conterem investimentos com obras e pagamento de fornecedores, por exemplo, com o objetivo de, pelo menos, manter em dia a folha de servidores públicos.

“Registraremos, este mês, as maiores quedas de recursos provenientes do FPM. E não temos como prever como irão se comportar estas transferências até o fim do ano. Portanto, a orientação que estamos dando é para que os gestores se comportem utilizando da prudência visando manter os serviços essenciais e honrar o pagamento do funcionalismo público”, explicou Melo.

A FAMEM, desde o ano passado, vem trabalhando junto ao Congresso Nacional para que a liberação do acréscimo de 1% no valor do FPM seja concretizada.

No entanto, em virtude da intervenção militar no estado do Rio de Janeiro, o governo federal acabou recuando em relação ao pagamento.

A Federação maranhense continua se mobilizando, juntamente com a CNM, para que os recursos extras sejam liberados com a maior brevidade possível.