Notícias

A Secretaria Municipal de Educação de Santana do Maranhão, realizou no dia 19 de fevereiro formação voltada aos diretores.

A Secretaria Municipal de Educação de Santana do Maranhão, realizou no dia 19 de fevereiro formação voltada aos diretores, apresentando assuntos relevantes.

A pedagoga Isabel Cristina com de experiência de trabalho no FNDE( Fundo de Desenvolvimento da Educação) que dará assessoria ao município apresentou as seguintes temáticas:

PNAE
PDDE
EJA
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
TRANSPORTE ESCOLAR
PLANO DE CARGOS CARREIRA E REMUNERAÇÃO DO MAGISTÉRIO
Sobre o programa, alimentação escolar destacou todos os aspectos legais relacionados ao assunto.

PDDE( programa dinheiro direto na escola)
destacou-se a importância e o uso correto dos recursos financeiros do programa para o bom andamento das escolas, além de dá orientações necessárias para a correta implementação do programa.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Ressaltou a necessidade de resgatar os alunos para a escola através do incentivo de uma bolsa de estudos, cujo valor ainda será definido, além do desenvolvimento de um bom trabalho pedagógico desenvolvido pelo professor.

As atividades complementares serão de suma importância para o município recuperar as aulas referentes ao ano letivo de 2020 e melhorar a qualidade do ensino em 2021.

Sobre o transporte escolar foi enfatizado a importância do seu uso correto, destacando que o mesmo não pode ser utilizado para outras atividades, além das escolares.

O plano de cargos, carreira e remuneração do magistério também foi objeto de discussões onde se falou da necessidade do município construir um plano que atenda as necessidades financeiras do município e valorize os profissionais da educação em todos os aspectos da educação.. a formadora destacou ainda que as titulações que os professores adquirem ao longo da sua formação não devem ser cumulativas, mas a formação maior substitui a menor. a secretária de educação, Francine melo, destacou que a gestão tem o objetivo de construir um plano que valorize os profissionais da educação sem prejudicar o orçamento do município.
Durante toda a formação os diretores interagiram com a formadora tirando suas dúvidas e pedindo esclarecimentos.
A formação teve seu término com as palavras de agradecimento da formadora e da secretária de educação, destacando que outras formações acontecerão.